Xadrez, a estampa que nunca sai de moda

Aposte nas pérolas
18 de julho de 2018
Além de quentinhos, casacos e coletes com pelo fake deixam o look um arraso
19 de julho de 2018
Exibir tudo

Xadrez, a estampa que nunca sai de moda

Entra ano, sai ano, e o xadrez continua presente. Mas nessa última temporada, no entanto, pode-se dizer que ele está mesmo em alta não só na moda mas na decoração. As tramas são a aposta de grifes como Burberry e Gucci, porém no estilo streetwear.

Associado ao “inverno” e agora reinventado, a influência veio do hemisfério norte, por causa do padrão Príncipe de Gales – um pouco menor e mais delicado. “De certa maneira, essa tendência acabou se expandindo para as demais, dando origem a diversas padronagens e a um misto de cores”, diz a consultora de estilo pessoal Rachel Helidonis, acrescentando que o vintage tem se destacado ao resgatar a linguagem dos anos 1950 até 1970.

Segundo Rachel, todas as pessoas podem vestir peças em xadrez, porém faz algumas recomendações em relação aos diferentes biotipos. “Uma mulher que tenha os ombros maiores que os quadris, o ideal é que use sempre a estampa menor na parte de cima. Já para quem tem os quadris maiores deve ser o contrário”.

Uma dica da consultora é fazer um contraste de cores, como o preto e branco, o marinho e o branco ou o marinho e o preto, entre outras. Um mix de xadrez com quadriculados e retângulos maiores e menores pode ser igualmente interessante, lembrando que deve ser usado na parte da silhueta que se deseja evidenciar.

“As proporções diferentes com cores comuns funcionam muito bem com outras estampas ou até mesmo listras, pois fazem um casamento de geometrias. E para quem acha que o xadrez vai embora nessa estação, no verão ele continua forte, mas com tons suaves”.