MULHERES QUE NOS INSPIRAM

ACESSÓRIO DE INVERNO PARA O CARNAVAL? SIM. O LEMA É SER DIFERENTE!
28 de fevereiro de 2019
ÚLTIMAS TENDÊNCIAS: PARIS FASHION WEEK (PFW) 19
12 de março de 2019
Exibir tudo

MULHERES QUE NOS INSPIRAM

Reunimos mulheres que nos inspiram pela trajetória, personalidade ou por desafiarem seus próprios limites. Confira abaixo as nossas escolhas para celebrar o dia de hoje!

A força feminina está na pauta do dia, o Dia Internacional das Mulheres é mais do que para ser celebrado, é um marco! Uma data para repensar o papel da mulher na sociedade. É dia de lembramos de mulheres que nós admiramos e para começar, escolhemos essas mulheres que são inspiração do FEIMI team:

Rosa Parks – Costureira e Ativista

Rosa Louise McCauley, viveu no Estados Unidos, foi uma grande ativista contra o racismo e, inclusive, criou uma fundação que formava jovens, independente da etnia. Muito conhecida também por ser presa quando, aos seus 42 anos, voltava do trabalho sentada no onibus, em seu lugar reservado para pessoas “de cor”, quando lotado se recusou a levantar e dar lugar aos brancos – que era uma determinação da Lei. O pastor Martin Luther King havia acabado de chegar à região e liderou manifestações contra à prisão de Rosa. Pouco mais de um ano depois, a Lei foi revogada. Que conquista! Né?

Mas isto fez com que Rosa não arrumasse mais emprego e ainda sofresse agressões e ameaças de morte.

A ativista morreu em 2005, aos 92 anos. Que história hein!

{Dica: Filme A História de Rosa Parks, de 2002}

Chiara Ferragni – Modelo, Designer de Moda, Empresária e Influenciadora Digital

A italiana de 32 anos é referência na moda, sendo considerada uma das maiores influenciadoras digitais. Ficou conhecida, em 2009, com o início de seu blog The Blond Salad e foi vista, em 2011, como a blogueira do momento pela revista Vogue. A título de curiosidade, Chiara foi a primeira blogueira a ganhar da Mattel uma versão sua da barbie. Em 2017, foi intitulada pela Forbes como a influenciadora de moda mais poderosa do mundo e, além disso, é considerada pela Financial Times como a protagonista feminina de luxo digital e ainda é estudo de caso em Harvard. Grande bagagem, não é mesmo?

“Minha ambição vem de uma grande confiança em mim mesmo, que consegui infundir da minha mãe. Ela sempre dizia para nós filhas que éramos bonitas e que poderíamos chegar onde queríamos: bastava não estabelecer limites.”

Mônica Salgado – Jornalista de Moda e Influenciadora digital

A jornalista tem um nome de peso na moda brasileira. Começou a ser conhecida quando era editora da revista Vogue, em 2007, passando à redatora-chefe apenas 2 anos depois e onde desempenhou um grande trabalho que à deu o reconhecimento necessário para chegar a direção da revista Glamour Brasil, gerindo a marca em seu início de história, no país. Mas não parou por aí, Mônica decidiu se empenhar mais em projetos que tinha e acabou fazendo muitas parcerias. Pouco tempo depois, tinha seu próprio quadro no Vídeo Show, dentro da TV Globo. Com seus 40 anos, atualmente, é colunista de um grande veículo de comunicação e dá continuidade a seus projetos, como um futuro livro.

A Raquel Sodré, nossa Líder de Inovação e Marketing, como uma boa inovadora indicou logo duas mulheres inspiradoras e ousadas. Está curiosa? Continua aqui e vem conhecer.

Giane Cauzzi Brocco – Engenheira Especialista Biomimética, Fundadora da Amazu Biomimicry e da Biomimicry Brasil Network

A Giane é apaixonada por tecnologia e inovação, e sua carreira não poderia ser trilhada diferente disso. Ela é fundadora do Biomimicry Brasil, um network representante do Biomimicry 3.8 e do Biomimicry Institute, no Brasil - foi uma das 100 primeiras pessoas no mundo a se certificar Especialista em Biomimética (uau!) - e ainda é fundadora da Amazu Biomimicry, uma consultoria e educação em Biomimética e inovação. Girl Boss né?

A Engenheira Mecânica combina sua formação com o amor pela natureza para promover inovação nesta área. Ainda mais nessa era sustentável que estamos vivendo, ela é uma ótima inspiração para a gente.

A Giane dá palestras pelo mundo todo e, inclusive, deu uma palestra, em 2018, sobre a Biomimética como novo modelo de negócios para a indústria da moda. Inovador!

Nubia Mota - Sales Director of VTEX OMS - Omnichannel

A profissional de marketing tem mais de 10 anos de experiência profissional. Sempre trabalhou com e-commerce e atualmente, é sócia e diretora de vendas da VTEX OMS – Omnichannel (que basicamente é a unificação de todos os canais para o consumidor). Também é professora na UFRJ e na Comschool sobre o Omnichannel.

Em 2018, foi Júri de Indicação do 2º Prêmio Black Friday de Verdade, que tem como objetivo reconhecer, pela votação popular, as melhores empresas e as melhores práticas na Black Friday no Brasil. Uau!

Além dessas experiências, ela participa de alguns talks com o Mulheres no E-commerce. Girl Power, né? Também fez um trabalho lindo de voluntariado na TETO – uma organzação que busca superar a situação de pobreza através da ação conjunta de moradores e jovens voluntários.

Com a rotina #GirlBoss agitada, ainda tira um tempo para praticar esportes, que é seu hobby favorito, e diz ainda que “eles também podem ajudar a aumentar a sua produtividade no trabalho! ”. Fica a dica, meninas.

E tem escolha do time todo também. As inspirações diárias do escritório:

Sonia Sodré – Diretora da FEIMI

Nossa diretora Sônia Sodré ingressou na moda inverno quando estava grávida da Raquel Sodré, nossa Líder de Inovação e Marketing. Com esse instinto materno, principalmente, relacionado à primeira filha mulher, uma vez sentada no aeroporto, em frente a uma livraria, encontrou na revista que estava lendo inspirações de casacos europeus e logo pensou na Futura Geração – que foi o seu futuro empreendimento – com a fabricação de casaquinhos fashionistas de bebê. Começou a fabricá-los e vendê-los na Feira do Circuito das Malhas e quando a Feira cogitou não ter continuidade, Sônia abraçou o sonho e seguiu a adiante, mas desde então como promotora do evento.

Já são 16 anos que a empresária coordena toda a equipe que faz acontecer o sonho de centenas de famílias, com o amadurecimento da Feira do Circuito das Malhas que agora é a Feira da Moda Inverno – FEIMI. Com esse e outros projetos que lidera, Sonia conta histórias de sua trajetória com os olhos cheios d’água e muito orgulho. Por aqui, não temos inspiração mais forte do que essa e amamos viver isso com ela por perto.

“É um pouco confuso explicar para algumas pessoas que a minha mãe é a minha chefe, quando ela é a pessoa que eu mais admiro no mundo! Diariamente aprendo com cada passo que ela dá e sinto que essa foi a maior sorte que já tive na vida. Fico feliz por estar por perto e quero levar essa parceria por muitos anos..” diz Raquel, que trabalha com a Sonia desde pequena.

Raquel Sodré – Líder de Inovação e Marketing da FEIMI

Não poderia faltar um tópico para nossa Líder, que acompanha de pertinho o FEIMI team. A Raquel já cresceu no meio da moda, aos eventos e negócios da família e atualmente está coordenando a equipe de comunicação da Feira da Moda Inverno, sendo responsável pela conexão entre a divulgação do evento voltada para moda e o contato com os fabricantes ao longo do ano. A jovem empreendedora, desde seus 13 anos, apenas, já era líder e empresária, quando alugou um stand na Feira, junto com 3 primos e revenderam roupas – sua mãe, Sônia Sodré, afirmou que os jovens conseguiram arcar com as despesas do stand no final do evento, que era o objetivo proposto pela sua supervisão. Além disso, arriscava desde cedo a montar os desfiles de rua e fotos de moda produzidas pelo evento, que fazem parte do planejamento de divulgação.

A publicitária, apaixonada por inovação, foi Community Manager de um portal de tecnologia e entre suas experiências, tem uma de peso, que é ser líder no Startup Weekend Fashion Tech que acontecerá em Junho deste ano, conectando diversas pessoas interessadas em moda e tecnologia com um time de peso. Que inspiração, hein?

Conheciam elas? Acrescentem na lista as inspirações de vocês, queremos muito conhecê-las!

“ Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância. ” - Simone Boauvoir

Feliz dia das mulheres para nós!