As profissões que são a nova cara da moda no Brasil

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As profissões que são a nova cara da moda no Brasil

O mercado da moda nacional vem se profissionalizando cada vez mais e seguindo de perto as tendências internacionais, não só no que diz respeito a estilo, mas também às novas profissões que surgem com o propósito de ajudar as pessoas a se vestirem melhor e com personalidade. Entre estes profissionais do momento estão o personal stylist e o personal shopper.

A paulista Moara Perruci aprimorou-se em ambas as atividades. Após deixar uma carreira de 13 anos no mercado financeiro, especializou-se em ensinar pessoas a se vestirem de forma adequada. “A preocupação de todas com o vestuário é mostrar para o mundo o que elas são, por meio de uma linguagem não verbal. Meu trabalho é fazer com que revelem sua personalidade por meio das cores, tecidos e caimento adequados”, diz a expert cujo mantra é “A moda é passageira, o estilo é eterno”, frase da estilista Coco Channel.

Como personal stylist, Moara ajuda os clientes a criarem uma nova identidade visual, realizando uma avaliação detalhada de cada pessoa – masculino ou feminino –, passo a passo, até chegar a um resultado satisfatório. A última fase envolve a “experiência em loja” para a aquisição das peças que farão parte do closet.

O trabalho de personal shopper, ainda pouco conhecido no país, é ideal para aqueles que desejam realizar compras assertivas. Sim, são duas palavrinhas mágicas capazes de trazer resultados incríveis, tanto para o bolso, quanto para o visual. O objetivo é uma compra inteligente, sem desperdício de tempo e dinheiro.

Assim como ocorre na consultoria de estilo, nesse tipo de serviço a profissional realiza um briefing com o cliente a fim de entender sua real necessidade, mas não envolve as demais etapas, como estudo completo de cores, características detalhadas da personalidade ou criação de uma nova identidade visual.

“Geralmente recebo fotos para realizar uma análise básica do corpo e previamente pesquisar as lojas mais adequadas. Podem ser trajes para ocasiões específicas como um evento corporativo, festa ou trabalho”, explica.
Moara enfatiza que tanto o trabalho de personal stylist como o de personal shopper é calculado por hora, não compreende revenda tampouco comissão das lojas.